A ideia veio quando construímos o Cafe Cinco, onde vimos a necessidade de adaptar um espaço inexpressivo para seus usuários. Na busca por soluções, encontramos o Desparkhotel, o trabalho do arquiteto Andreas Strauss em 2006, que usou canos de concreto reciclados para os quartos do hotel.
O cliente decidiu fazer um hotel com as mesmas características do Desparkhotel, em um terreno que está nos arredores de Tepoztlan, com uma excelente panorâmica da Serra do Tepozteco. Localizado em um ambiente arborizado de características incomuns, o entorno oferece um espaço natural único para o nosso projeto.
O objetivo era ter a habilidade de construir um hotel rápido e economicamente acessível, que ofereça alojamento para os turistas da cidade de Tepoztlan. Com uma projeção de 20 quartos, começamos a construir os primeiros módulos. Diferentemente do hotel de Andreas Strauss, organizamos os quartos (tubos) em três módulos, a fim de aproveitar o terreno tanto quanto fosse possível.
Nosso escritório foi contratado para o projeto e para a construção do primeiro modulo, depois a administração do TuboHotel ficou responsável pela construção dos módulos restantes. A ordem dos tubos é aleatória no que diz respeito à topografia. A construção aconteceu num período de três meses.